Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

VIH-SIDA 90, 90, 90: tema da II Jornada de Saúde da Região Sanitária de Santiago Norte

Durante dois dias, 10 e 11 de Novembro, agentes da saúde estiveram reunidos na Universidade de Santiago, pensando e refletindo sobre a saúde nesta região, tendo por tema “VIH/SIDA e as novas estratégias 90, 90, 90”.

A II Jornada teve como objetivo criar um espaço de apresentação, discussão e partilha de conhecimentos científicos, sobre uma temática de relevância local, regional, nacional e global, bem como promover e divulgar o conhecimento obtido através da investigação, e o intercâmbio científico e cultural.

A cerimónia de abertura da Jornada foi presidida pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, que começou por felicitar os responsáveis de saúde da Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN) pela iniciativa e organização do evento, assim como do tema sobre o qual se debruçou esta jornada: “VIH/SIDA e as novas estratégias 90, 90, 90”.

Durante o seu discurso de abertura, o ministro fez questão de relembrar que foi a Região Sanitária de Santiago Norte a “pioneira no processo de regionalização em saúde em Cabo Verde”. Não deixou de frisar, em torno do tema da Jornada, que foi aqui em Santiago Norte que dois seropositivos deram a cara, falando da SIDA na primeira pessoa para todo o país. “Na altura, estes acontecimentos foram momentos importantes no processo de luta contra o VIH-SIDA”. Rosário adiantou, ainda, que foi nesta região onde se instituiu, pela primeira vez e oficialmente, a terapia com os anti-retrovirais, nos serviços públicos da saúde.

Segundo o ministro a atual estratégia global 90, 90, 90 traz à tona três pilares: acesso ao diagnóstico precoce; acesso ao tratamento anti-retroviral; e redução da capacidade de transmissão do vírus, por parte de quem já está infectado. Para cumprir os objetivos da estratégia 90, 90, 90, o ministro adiantou, ainda, que é necessário “definir as metas nacionais e municipais, para fechar as brechas existentes”.

O mesmo mostrou-se confiante de que, de acordo com os conteúdos dos temas propostos para serem discutidos na Segunda Jornada da RSSN, vai contribuir de forma decisiva para um salto qualitativo no combate ao VIH-SIDA.

Para o diretor da RSSN, João Baptista Semedo, esta segunda jornada é um momento de partilha de conhecimentos em matéria de combate e enfrentamento ao VIH-SIDA. 
Segundo informações avançadas pelo diretor da RSSN, neste momento a região conta com 339 casos de pessoas com VIH-SIDA e, como estratégia, ele apontou a deteção precoce, para melhor tratar os contagiados, adiantando ainda que todas as grávidas são submetidas ao teste de VIH-SIDA, o que permite rastrear os respetivos companheiros.
Durante estes dois dias, foram debatidos diversos temas, em torno do VIH-SIDA, divididos em oito painéis, e com especialistas de diversos países, partilhando diversas experiências.

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Newsletter

Cadastre o seu E-mail e receba as nossas novidades.

Contactos

Está em... Home Notícias e Eventos VIH-SIDA 90, 90, 90: tema da II Jornada de Saúde da Região Sanitária de Santiago Norte