Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Receção aos Caloiros 2021/2022 - 3º dia

“Os desafios da educação na época da transformação digital” foi o tema da aula inaugural ministrada no 3º dia da receção aos caloiros.
De manhã, decorreu a formação nas plataformas digitais, nomeadamente Moodle e Email Institucional. Houve, ainda, atividades desportivas abrangendo as modalidades de andebol e futsal.
No período da tarde, após a atuação do artista Helder Sena, procedeu-se à aula inaugural que foi proferida pela professora Cristina Novo e moderada pelo Chefe do Departamento de Ciências da Educação, Filosofia e Letras, o professor Luís Rodrigues.
A professora fez um apanhado geral em termos de inovação, transformação, colaboração e criatividade. Falou, ainda, sobre os desafios que a educação enfrenta atualmente. Novo abordou as transformações digitais, apontando as seguintes dimensões: tecnologia rápida, igualdade do género, ética e segurança social.
As atividades do 3º dia culminaram com uma conversa aberta, com o rapper Gá da Lomba, sobre “A influência do Hip-Hop sobre os jovens e as mensagens transmitidas”.
O rapper falou da sua nova música “Garah”, deixando uma mensagem de fortalecimento aos universitários no sentido de terem garra nas suas vidas, para que possam conseguir algo que desejam.
 
Andreia Pereira
 
 

Aula inaugural "Segurança e Justiça" marca o 2º dia de receção aos caloiros

O segundo dia da receção aos caloiros foi marcado por várias atividades, desde formação nas plataformas digitais e atividades culturais, culminando na aula inaugural do DCJS.
 
Era por volta das 9:00 quando começaram a chegar à Universidade os primeiros estudantes para a formação nas plataformas digitais, nomeadamente Moodle, Google Meet, Zoom, acesso ao Drive e Gmail.
 
Esta formação teve uma duração de 3h e vai continuar até quinta-feira.
 
No período da tarde, o Procurador da República, Dr. Patrício Varela, proferiu a aula inaugural intitulada “Segurança e Justiça”, moderada pelo Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, o professor Nardi Sousa.
 
Patrício Varela falou de forma geral da Segurança e Justiça em Cabo Verde, dando exemplos com alguns países. De igual modo e de uma forma breve, falou sobre a VBG e a ética profissional.
 
Para fechar o segundo dia das atividades, que contou com a participação dos estudantes online e presencialmente, presenciou-se uma atuação de Sara Andrade.
 
Jair Furtado

Receção aos caloiros 2021/2022- 1º dia

A Universidade de Santiago arrancou, hoje, dia 11 de outubro, o ano letivo de 2021/2022, com as atividades de receção aos caloiros. Com o objetivo de dar as boas vindas aos novos alunos, o primeiro dia de atividades esteve voltado à apresentação dos alunos presenciais e online, assim como do corpo docente. O evento abrangeu também algumas atividades culturais, como dança e música, por parte dos alunos.
Encerrou-se o programa de hoje com uma visita guiada ao Campus, dirigida pelos coordenadores de cursos.
De salientar que, neste ano letivo, as atividades estão a ser efetivadas de uma forma muito especial, devido à participação dos alunos online.
 
Andreia Pereira

A Universidade de Santiago e o Instituto Politécnico de Santarém reforçam laços de cooperação académica

A Universidade de Santiago (US) assinou uma Adenda ao Protocolo de Cooperação existente com o Instituto Politécnico de Santarém (IPS), com o objetivo de reforçar a cooperação entre as duas instituições.

O acordo assinado possibilita a abertura de espaço para promoção de cidadania mundial, para os jovens da US interagirem com os jovens de outro espaço académico.

Assim, para promover e intensificar o intercâmbio de estudantes, em cada ano letivo, ambas as instituições poderão enviar, em mobilidade, por um semestre ou um ano letivo, estudantes de uma para a outra.

O Reitor da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes, considera que têm estado numa relação, embora bilateral, mas limitada; “outra coisa é alargar o leque dos que participam neste processo de consolidação das relações de amizade e cooperação  entre as nossas instituições”.

Conforme aquele dirigente, essa parceira pode sinalizar para outros caminhos a serem seguidos por outras instituições, “precisamos de proatividade, companheirismo, solidariedade e de visão”.

 Por sua vez, o Presidente do IPS, João Moutão, afirmou quereconhece o trabalho que a US tem realizado.

 “A Universidade de Santiago faz um trabalho de excelência, que se desenvolve nos princípios com que o faz, com sentido de missão, com sentido de promover o verdadeiro desejo de desenvolvimento cultural e social em Cabo Verde”, sustenta.

Este dirigente conclui que a Universidade de Santiago pode sempre contar com o IPS e os seus profissionais.

A US e o IPS têm uma sólida relação de confiança e parceria e pretendem que este protocolo continue a contribuir para o reforço da sua ação conjunta em prol do conhecimento científico, do desenvolvimento social e humano e da aproximação de povos e culturas.

De salientar que, no âmbito dessa parceria, as duas instituições de ensino já implementaram o projeto "Inovação Digital CV" que, ligando a academia e os outros subsistemas de ensino, busca desenvolver a literacia digital nos agrupamentos de escolas da ilha de Santiago, em Cabo Verde.

 

Andreia Pereira

Download Template Joomla 3.0 free theme.

Newsletter

Cadastre o seu E-mail e receba as nossas novidades.

Contactos

Está em... Home Notícias e Eventos